Susana Rodrigues


Condomínio da Terra

Posted in Quercus por Susana Rodrigues em 18 de Dezembro de 2009

O conceito de “Condomínio da Terra” surgiu na cabeça de Paulo Magalhães em 2002, quando o navio Prestige se afundou ao largo da costa da Galiza. O facto de os espanhóis terem mandado o navio para as águas portuguesas, “para lá de uma linha que não existe” sem se lembrarem que as fronteiras são imaginárias e o petróleo ia para os dois lados, fê-lo repensar o modelo jurídico existente.

Ainda com este assunto em mente, Paulo Magalhães chegou a casa e tinha uma conta de condomínio para pagar de uma obra numa parte comum do prédio, das quais nem ia beneficiar directamente.

Juntando as ideias, foi assim que nasceu o conceito “Condomínio da Terra”.

A ideia pode parecer utópica num mundo construído sobre a soberania dos Estados e a separação “do que é meu e do que é teu” mas, para o jurista, não se pode tentar resolver um problema – as alterações climáticas – com a mesma lógica que levou ao seu aparecimento. Conclui que a única alternativa dos homens é entenderem-se, e tal como num condomínio, em que os vizinhos não são todos amigos, mas têm interesse em manter as escadas limpas e o elevador a funcionar, reconhecer que há partes comuns.

A solução apresentada por Paulo Magalhães é “pensar global, agir local”, e ser a sociedade civil a dar o exemplo aos Estados.

São já várias as figuras públicas que apoiam este projecto, entre as quais: Silvia Alberto (no vídeo), Blasted Mechanism, Rui Reininho, Fernando Alvim, Ana Deus, Paulo Praça, Simão Praça, entre outros.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: