Susana Rodrigues


Objectividade: realidade ou ilusão?

Posted in Uncategorized por Susana Rodrigues em 9 de Março de 2009

Apesar das faculdades ensinarem os estudantes de jornalismo a advogar a objectividade como condição de legitimidade da profissão, a realidade é que se interpõem variados obstáculos a estes profissionais. Antes de mais, um jornalista é um ser humano influenciado pela sua personalidade, pelo meio que o envolve e por todo um histórico de vivências próprias. Assim, com os seus valores, crenças e motivações sempre presentes, o jornalista tenderá a reflectir no seu produto a sua visão do mundo, prejudicando o rigor e a objectividade que lhe são exigidos.

Para além disso, existe ainda outra grande barreira entre o profissional do jornalismo e uma escrita totalmente objectiva: o jornal, enquanto empresa, inserido numa sociedade capitalista, está em disputa constante  com outras publicações, pela conquista de leitores.

Assim, o material seleccionado para ser notícia nem sempre é o mais importante, mas sim o mais interessante, com maior potencial de entretenimento.

Desta forma, a neutralidade exigida ao jornalista é posta em causa. O jornalismo está e estará sempre dividido entre a função de informar sobriamente os factos e a utilização de recursos expressivos para captar a atenção do leitor.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: