Susana Rodrigues


O que é ser jornalista?

Posted in Uncategorized por Susana Rodrigues em 18 de Fevereiro de 2009

Contactei a fotojornalista Karina Bertoncini, que durante mais de metade da sua vida foi jornalista e só mais recentemente se dedicou a esta área em específico. Karina respondeu às perguntas que me foram propostas fazer-lhe, no âmbito da cadeira de Imprensa, Rádio e  Televisão, pelo professor João Simão. As perguntas e respectivas respostas são as seguintes:

1. O que é ser jornalista?

Ser jornalista pressupõe ser bom, de talento nato. Não creio que universidades façam jornalistas, mas os aperfeiçoam. É o profissional que utiliza sua sensibilidade, cultura e emoção, para a leitura dos fatos, no primeiro momento. Em uma segunda etapa e não menos importante, transforma-se em literato, redator, traduz os fatos na notícia, com sua linguagem singular e criativa, informando o público exatamente o que viveu quando apurou a notícia. Não acredito portanto, em isenção de opinião. Ela cria elos humanos na notícia. Mas sem sensacionalismos e nunca com imposição – uma linha sutil neste contexto.    

 

2. Quais os desafios que esperam os futuros
profissionais?

Com uma cultura cada vez mais massificada, em parte pelo movimento de globalização e antes disto, pela chegada da grande mídia comercial, o jornalista carece no seu dia-a-dia, de surpresas. Hoje quase nada surpreende nos diários jornalísticos. As pessoas sabem falar muito bem meia dúzia de frases. Os conteúdos se tornam pobres. Nas entrevistas, menos emoção, humanismo, ineditismo. As pautas não diferenciam, são massantes, pautas ditadas pelas grandes agências de comunicação. A “pequena” (ou não) notícia interessante e reveladora de fatos inéditos, é raro. Furos de reportagens estão em extinção. O faro jornalístico é impregnado de perfume barato, vulgar, patrocinado pela imprensa marrom ou pela imprensa que vende, unicamente lucrativa. Enfim, o desafio maior é romper esta barreira.

 3. O lado positivo e o lado negativo da actividade…
 

Positivo: todo bom jornalista é espectador e agente da notícia. Se entrar nos fatos e viver emoções inerentes dos agentes, se olhar sem preconceitos e transmitir tudo com arte e profissionalismo,  fará história – o melhor prêmio a um jornalista.

Negativo: Considerando as minhas respostas, além de ter nascido talentoso, estudado a técnica por anos, é obrigado a ser ético, obedecer leis, códigos, normas, muitas impostas a impedir o exercício do seu papel maior, o de criticar, o de colocar a prova, o de desvendar esquemas corruptos, de transformar o curso dos fatos com a informação, em síntese, o jornalista tem a tarefa de fomentar a democracia, e exercer este quarto poder, sem nenhuma garantia constitucional para tanto – um pesado ônus. Por tudo isto é mal pago, sofre descriminação, coação (de vários sentidos e direções) e até ameaças à sua integridade física.

 

 Este trabalho foi importante na medida em que nos obrigou a alargar horizontes, contactar com profissionais da área e ouvir deles como é SER aquilo que achamos que queremos ser, e sssim perceber se realmente é isso que cada um quer para si.

Anúncios

Uma resposta to 'O que é ser jornalista?'

Subscribe to comments with RSS ou TrackBack to 'O que é ser jornalista?'.

  1. sofiaisteixeira said,

    É verdade Susana…
    ajudou muito saber a opinião daqueles que trabalham naquilo que mais queremos trabalhar… 😀
    Interessante o teu contacto, deve ter sido espectacular falar com ela…
    continuação de um excelente trabalho…
    beijinhos,
    Sófi


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: